,

Veja como ajudar seu filho com a rotina de estudos

Para que a rotina de estudos flua de maneira positiva, é essencial que sejam estabelecidos combinados com seu filho. Confira como você pode fazer isso a seguir.

As férias escolares estão entre os momentos mais esperados do ano pelas crianças. Ter tempo livre de sobra para brincar e se divertir, viajar, dormir e acordar tarde… Porém, na hora de voltar à escola, o que era sonho pode se tornar uma dor de cabeça para os pais, se as devidas adaptações não forem feitas. Entre elas, a rotina de estudos merece bastante atenção.

Por isso, este post é dedicado a falar sobre como você deve agir no retorno à rotina escolar para manter seu filho motivado a querer estudar. Acompanhe nosso artigo!

Em primeiro lugar, tenha ciência de quais são os novos desafios a serem enfrentados pelos alunos daquele nível, conheça a grade curricular e os professores. Sobretudo, saiba em quais matérias seu filho costuma ter mais dificuldades, para bolar uma estratégia adequada à rotina de estudos.

Além disso, com a chegada dos deveres de casa, é importante que esse momento se torne prazeroso para seu filho. Então, em vez de ser “agente de fiscalização”, adote uma postura estimulante e que mostre como estudar é algo que vale muito a pena.

Como ajudar os filhos na rotina de estudos?
Para que a rotina de estudos flua de maneira positiva, é fundamental que sejam estabelecidos combinados com seu filho e que o ambiente seja totalmente preparado, a fim de que não existam interferências que atrapalhem a concentração. É como se seu filho estivesse no “escritório dele”, por isso toda a família precisa colaborar. Veja algumas de nossas dicas.

Elimine distrações
Televisão, smartphone, videogames, brincadeiras. Tudo isso precisa ser deixado de lado, a menos que seja utilizado para os estudos. No caso do computador, é possível que seja necessário para pesquisas ou atividades online, mas você deve observar se não estão abertas abas de redes sociais ou sites que não têm a ver com o assunto.

Crie uma agenda
A rotina de estudos também deve seguir uma agenda, com horários predeterminados. Mas não exija que seu filho passe a tarde inteira estudando direto, pois isso não é produtivo. Fracione essas horas e crie momentos de descanso, inclusive para que ele possa desfrutar de tempos de lazer e ganhar em produtividade.

Defina um local adequado
Crie um ambiente apropriado para seu filho estudar ― arejado, bem arrumado, com temperatura agradável. Coloque uma escrivaninha, computador, materiais de escritório e certifique-se de haver silêncio. Se não for possível uma mesinha no quarto, uma parte da mesa da sala também pode servir de escritório para seu filho, já deixe isso combinado, se for o caso. Apenas evite ambientes improvisados a cada dia; seu filho precisa saber que os estudos são importantes para a família e que há um espaço da casa especialmente definido para esse momento, pois há fatores que contribuem para a distração e prejudicam a produtividade no estudo.

O que fazer para estimular a motivação dos filhos?
Qualquer coisa feita por obrigação torna o processo muito mais penoso. Nesse sentido, você precisa evitar discussões e mostrar, por meio do diálogo, que estudar é um privilégio.

Agir com autoritarismo, brigar e até mesmo aplicar castigos só torna a rotina de estudos pesada e enfadonha, criando uma resistência emocional. Sendo assim, veja nessa pequena lista algumas ideias para manter seu filho motivado:

• demonstre com seu exemplo como estudar é bom ― sente-se com seu filho e participe dos estudos (mas sem que ele perca autonomia);
  • confira as lições prontas, elogie pelo trabalho ou aponte melhorias;
    crie um sistema de recompensas pelo bom desempenho na escola (pode ser um passeio, um pequeno presente, sua comida predileta);
  • permita que ele brinque ou descanse de tempos em tempos;
  • se ele estiver entediado, tente entender o motivo (preguiça, cansaço ou dificuldade na aprendizagem).
    Como você viu, ajustes simples podem garantir uma rotina de estudos eficiente e motivadora. Acima de tudo, aja com amor e se mostre disponível para apontar os melhores caminhos. Dessa forma, você não apenas garante a regularidade dos estudos, como também consegue identificar possíveis problemas e trabalhar em conjunto com a escola no caso de alguma adversidade.

Por falar nisso, ingressar em uma nova escola ou mudar de instituição pode acarretar algumas dificuldades.