Saiba o que fazer para uma criança ter autonomia

Confira algumas boas práticas para que você possa ajudar a criança a ter mais autonomia.

Educar os filhos sempre foi um grande desafio. Mas em tempos de tantas informações e rápidas mudanças em nossa sociedade, não raras vezes nos questionamos se temos oferecido para nossos filhos o que realmente eles precisam para se preparem para os desafios da vida.

Pensando nisso, elencamos algumas boas práticas para que você possa ajudar a criança a ter mais autonomia. São atitudes simples, mas que se mostram bastante eficazes no dia a dia. Saiba mais!

Envolva a criança nas tarefas domésticas
Da criança pequena até o adolescente, as tarefas domésticas são ricas oportunidades para promovermos importantes habilidades, tais como responsabilidade, senso de processo, organização, entre outras.

Uma boa ideia é começar ensinando tarefas simples de acordo com a idade da criança. Por exemplo, crianças de 2 a 3 anos podem ficar responsáveis por guardar os brinquedos, colocar papel higiênico no banheiro, guardar os sapatos, colocar as roupas sujas no cesto. Importante acompanhar o desempenho da criança até que ela internalize a responsabilidade.

Uma dica importante é que quando a criança estiver ajudando nos afazeres domésticos, precisamos evitar cair na tentação de concluir a tarefa por elas para que a atividade seja realizada mais rapidamente.

Quando fazemos isso, podemos transmitir para os pequenos a impressão de que, a qualquer dificuldade, sempre haverá alguém que faça por eles.

A medida que a criança se envolve com as atividades, é muito comum elas apresentarem uma certa curiosidade sobre as tarefas domésticas.

Ainda que você acredite que a criança é pequena demais para operar a máquina de lavar, por exemplo, responda às perguntas dela sobre o funcionamento do eletrodoméstico.

Importante também evitar expressões como “você é pequeno demais para entender isso”, que podem inibir a curiosidade infantil e fazer com que elas duvidem de sua capacidade de absorver novas informações.

Permita que a criança faça escolhas
Uma das maneiras mais eficazes de estimular a autonomia infantil é permitir que as crianças façam suas próprias escolhas.

Em vez de determinar como funcionará cada detalhe da rotina dos pequenos, incentive-os a tomar suas próprias decisões, sem deixar de orientá-los.

Quer um bom exemplo? Que tal deixar que a criança escolha a roupa que deseja usar no próximo programa em família?

Se ela fizer uma escolha que pode deixá-la desconfortável ou comprometer seu bem-estar, evite focar no erro e ajude-a a entender como escolher uma opção melhor.

Frases como “Acho que você pode sentir frio usando esse vestido ao ar livre. Será que você não quer escolher um casaco ou pensar em outra opção mais quentinha?”, ajudam a criança a refletir sobre o assunto sem se sentir incapaz de fazer boas escolhas.

Deixe-a aprender com os erros
Ao contrário do que muita gente acredita, cometer erros é importante para o desenvolvimento infantil e permite que a criança aprenda a lidar com frustrações e desenvolva autonomia e responsabilidade.

Por isso, procure não proteger os pequenos excessivamente e deixe-os lidar com as consequências de suas atitudes.

Por exemplo, se a criança estiver realizando as tarefas escolares e pedir ajuda, é importante auxiliá-las, o que é bem diferente de fazer por elas.

Lembre-se que um dos objetivos da lição de casa é permitir que a criança exercite e fixe os conceitos aprendidos em sala de aula, possibilitando ao professor detectar eventuais falhas de aprendizado.

Por isso, não é necessário que os pais corrijam todas as falhas para que a tarefa seja entregue sem erros.

Incentive-a a manifestar suas opiniões
Se você quer criar uma criança autônoma, é importante incentivá-la a expressar suas opiniões e ideias. Por isso, procure criar espaços diários para que ela interaja e fale sobre suas experiências.

Quando estiverem assistindo a um filme ou desenho, pergunte a elas o que acham das atitudes de determinado personagem; questione-os sobre o seu dia a dia na escola e não ignore ou caçoe quando a criança demonstrar interesse em opinar sobre temas que estão sendo debatidos pelos adultos durante as refeições, por exemplo.

Se for necessário discordar ou apresentar outros argumentos, procure fazê-lo de maneira que a criança não se sinta inadequada por opinar.

“É uma ideia interessante, mas será que você…” é uma frase que estimula a reflexão sem diminuir a participação dos pequenos na conversa.

Essas são algumas das muitas atitudes do nosso dia a dia que favorecem o desenvolvimento da autonomia das nossas crianças.

E no seu dia a dia, o que você faz que também promove a autonomia dos seus filhos?