Quando meu filho vai ler e escrever?
Quando meu filho vai ler e escrever? Essa é a pergunta que muitos pais se fazem, ansioso para a chegada desta etapa.
Assim como diante de qualquer outra conquista do seu pequeno, a alfabetização também demanda respeito ao tempo dele. É importante esperar o interesse da criança pelo universo das letras. Não importa se ele surgir logo aos 3 anos ou apenas aos 6 anos. Além da disponibilidade da criança, estar pronto para a alfabetização depende ainda do desenvolvimento motor e cognitivo.
A orientação temporal e espacial, conceitos como grosso e fino, em cima e embaixo, largo e estreito, são adquiridos antes da leitura e da escrita e necessários para o seu desenvolvimento. Escrever passa por etapas que começam com o desenho, depois com a noção de que existem letras e que elas têm a função de escrita, até chegar à compreensão de que a escrita representa os sons da língua, ou seja, é algo complexo.
QUANDO ACONTECE
O processo é longo. Até os 3 anos, seu filho vai sentir curiosidade por ouvir histórias e músicas. Muitas vezes, vai recontar as de que mais gosta e solicitar que releiam suas favoritas repetidamente. Também pode demonstrar interesse pela escrita de seu nome, além de imitar a escrita dos adultos em seus desenhos. Entre 4 e 5 anos, é esperado que a criança escreva seu nome de forma cada vez mais próxima do “normal”. Entre 6 e 7 anos, em geral, as crianças apresentam um controle da escrita progressivo e intencional, que caminha para o convencional – mesmo com erros ortográficos.
O PAPEL DOS PAIS
Em primeiro lugar, nunca force a barra nem queira assumir a responsabilidade pela educação formal, que, a princípio, é papel da escola. No mais, é preciso oferecer à criança um ambiente de afeto e letramento desde cedo. “A criança precisa sentir-se parte do espaço de convívio”, explica a psicanalista Cássia V. Bittens (SP), mestre em literatura e crítica literária. Além, é claro, de conversar desde a barriga, falar com o filho quando bebê, cantar, ter livros em casa ao alcance dele, proporcionar visitas a bibliotecas, teatros e museus e contar histórias. “O objetivo é formar repertório para facilitar a fase de simbolização da criança”, completa Cássia.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!