,

Meu filho não quer ir para a escola: o que fazer?

O início de qualquer trajetória tende a trazer insegurança. Esse é o sentimento de muitas crianças nos primeiros momentos da vida escolar. Veja o que fazer se seu filho não quer ir para a escola.

O início de qualquer trajetória tende a trazer insegurança. Esse é o sentimento de muitas crianças nos primeiros momentos da vida escolar. É comum encontrar algum tipo de resistência por parte dos pequenos, mas antes de se alarmar com pensamentos como: “meu filho não quer ir para a escola”, saiba que esse processo é natural e superável.

Ao entrar pela primeira vez na escola ou retornar de um longo período de férias, muitas crianças tendem a ter um comportamento de negação. Elas querem manter a proximidade com a família e estranham o novo ambiente. Por isso, naturalmente, algumas lágrimas podem cair.

Esse cenário parece familiar para você? Então continue a leitura e veja algumas maneiras de incentivar seu filho a permanecer na escola. Confira!

Transmita segurança
Como você se sentiria caso tivesse que fazer uma grande mudança de um dia para o outro? Provavelmente, teria alguns questionamentos formados na sua cabeça, não é mesmo? Essa é a sensação experimentada por muitas crianças em relação ao início da rotina escolar.

Portanto, é importante incentivá-las a vivenciar o ambiente da escola da melhor maneira possível, instigando-lhe a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento social. Uma maneira simples de fazer isso é perguntar sobre os colegas de sala ou sobre o novo aprendizado daquele dia.

Pode não parecer, mas as crianças estão sempre atentas ao comportamento de seus familiares. Elas percebem quando algo está incomodando ou transmitindo insegurança.

Para diminuir essa impressão, é aconselhável que os pais transmitam o máximo de segurança possível. Mostrar confiança na professora e no novo espaço que fará parte da vida da criança colabora para esse processo.

Permita o contato com a professora
Em algumas situações, é inevitável que a criança chore. Nesse momento, é importante ter segurança e confiar no trabalho da escola. O acolhimento e o conforto são essenciais para começar a formar um laço de confiança entre a professora e o aluno.

Dessa forma, é aconselhável que os pais permitam que a professora receba a criança em seu colo. Esse processo deve ser cercado de empatia, respeito e carinho. O aluno precisa sentir-se protegido e ter a certeza de que voltará a encontrar seus familiares.

Ouça a criança e entenda os seus motivos
Caso a situação de não querer ir à escola aconteça durante o período letivo, é importante que os pais tentem entender os motivos para essa resistência. Conversar é fundamental. Durante esse processo, procure evitar a imposição da ida às aulas.

Tente observar se houve alguma mudança de comportamento na criança. Sentimento de medo, tristeza, choro ou ansiedade são perceptíveis quando o assunto “escola” é abordado? Se sim, é aconselhável conversar com os professores e coordenadores, pois esse cenário pode ser compatível com uma situação de bullying ou falta de acolhimento.

Esteja presente na vida escolar
Participar da vida escolar do seu filho é importante. Para isso, procure envolver-se nas atividades disponibilizadas para a comunidade, como apresentações, festas juninas, dia da família etc. Esse convívio e proximidade ajudarão a manter um diálogo próximo com os professores e a acompanhar o desenvolvimento escolar de seu filho.

Outro ponto positivo desse envolvimento está na relação de toda a família. Seu filho estará mais motivado a participar de atividades extracurriculares por entender que seus familiares o incentivam e apoiam nesse processo.

A escola desempenha um papel importante no desenvolvimento social e cognitivo de uma pessoa. Ela está preparada para acompanhar toda a jornada de descoberta e conhecimento do seu filho, por isso é importante mantê-lo confiante e motivado para frequentar a escola, indo regularmente às aulas e participando de outros eventos, como festividades, feiras de conhecimento, saraus literomusicais, gincanas desportivas.

Portanto, todas as vezes que você se perguntar: “meu filho não quer ir para a escola, o que devo fazer?”, lembre-se: essa situação acontece, precisa ser tratada com naturalidade, e reverter esse quadro pode ser mais fácil com o envolvimento da família.

O que achou de nossas orientações? Você já passou por uma situação parecida com o seu filho? Deixe nos comentários o que você fez para reverter esse cenário.