A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.
Escola Amarelinha Yellow é a primeira escola de Campo Grande a aderir ao Projeto Escola da Inteligência. É um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar.
Metodologia
Envolvendo alunos, pais e professores, o Programa é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente, e contempla alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Conheça as vantagens para cada público: www.escoladainteligencia.com.br
Em todos os níveis de ensino, a Escola Amarelinha – Colegio Yellow tem uma proposta clara, baseada nos princípios de Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação, que são vivenciados pelo aluno no dia-a-dia escolar.
Projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando, claro, cada faixa etária.
Proposta Educacional
O currículo da Escola Amarelinha – Colegio Yellow está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades partem de conceitos essenciais que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.
Dessa forma, é compromisso de todos os professores disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral:
Afetividade – compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas equilibradas;
Criatividade – concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;
Acionalidade – entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;
Efetividade – compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;
Criticidade – concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por que”;
Sentido ético – é a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.